domingo, 18 de outubro de 2009

Reconstrução Mamária

O tratamento do câncer de mama, infelizmente uma doença ainda muito presente em nosso meio, produz os mais variados graus de deformidade, gerando problemas físicos, sociais e de auto-estima. Parte ou a totalidade de uma mama pode ter que ser retirada para o tratamento mais adequado da doença. Técnicas de reconstrução mamária realizadas no mesmo dia da mastectomia (retirada da mama) ou no pós-operatório tardio buscam restaurar a sensação de feminilidade e sexualidade destes órgãos. Cada caso é sempre avaliado individualmente quanto à possibilidade reconstrutiva e técnica a ser empregada. Há situações em que se utilizam expansores de pele, próteses de silicone ou tecidos da própria paciente, como a pele e gordura do abdome ou das costas. Todas as técnicas buscam obter o melhor resultado estético possível para cada caso. O complexo da aréola e mamilo, quando ausente, será reconstruído num segundo momento, quando uma simetria adequada com a mama contralateral houver sido atingida. A anestesia variará muito de acordo com o tipo de procedimento, podendo ser local com sedação ou geral. O tempo de internação, em geral, é de 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário